Auto Portante

Uma das principais vantagens na utilização de painéis treliçados é a expressiva redução no consumo de madeira, quando comparado com as lajes moldadas “in loco”. Elimina-se 100% das formas e o escoramento. Isso se deve ao conjunto formado pela base de concreto da peça, combinado com a treliça metálica, proporcionando a mesma determinada rigidez, que varia de caso para caso.

Entretanto, existem determinadas situações onde o escoramento tem que ser reduzido mais ainda, ou mesmo eliminado (como pontes, viadutos, pé-direito elevado e obras que tenham que ser executadas num curto espaço de tempo, possibilitando a execução de outros serviços no pavimento inferior durante a sua concretagem). É o que se denomina "painéis autoportantes"isto é, dispensam escoramento. Isto ocorre normalmente quando a estrutrura de apoio é metálica e os vãos de lajes estão dentro de certos limites.

Para obter "Autoportância" é necessário aumentar a rigidez das peças pré-moldadas de forma que elas resistam aos esforços de montagem e concretagem, sem escoramento.

O aumento da rigidez por sua vez, é obtido variando de forma adequada, o número de treliças por peça, sua altura, os diâmetros dos fios de aço das treliças (banzos superior, inferior e sinosóide) e a resistência e/ou espessura na base de concreto.

O resultado adotado dessas combinações é o que vai atender a segurança e a melhor relação custo benefício dentro das condições colocadas em cada caso.

A LGM Pré-moldados, já forneceu diversas obras com essas características, possui uma equipe técnica preparada e qualificada para ajuda-lo na definição de "Lajes Autoportantes".

Geometria das peças

Na fabricação de linha, as peças tem as seguintes dimensões:

  • Espessura 3 cm e largura de 25 cm.
  • As treliças por sua vez tem uma altura mínima de 8cm.
  • Portanto, a menor espessura de laje é de 10 cm.
  • Espessura 3 cm e largura de 25 cm.

Característica estrutural

  • Normalmente são armadas em uma direção (unidirecional).
  • Podem ser nervuradas ou maciças, dependendo da utilização ou não, respectivamente, de material de enchimento inerte.

Demais características

  • Eliminação dos escoramentos.
  • Transporte e montagem manuais.
  • Aumento da rigidez na laje.
  • Bom acabamento por serem peças industrializadas.

Aplicação

  • São aplicadas em lajes residenciais, comerciais e industriais para as mais variadas sobrecargas e vão livres entre apoios limitados.
  • São indicados sempre que o escoramento não for possível e/ou viável.
  • Sua utilização é mais comum em conjunto com estruturas metálicas.

Vantagens

  • Grande economia de materiais (madeira) e mão de obra (escoramentos).
  • Maior produtividade (a colocação é muito rápida).
  • Permite utilizar a área inferior a laje já no dia seguinte a sua concretagem.
  • Oferece maior segurança durante o processo de montagem e concretagem.
  • Possibilidade de ficar aparente, devido ao bom acabamento (formas metálicas).

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